terça-feira, 4 de novembro de 2014

Cobogós

Os Cobogós são peças pré-moldadas, atualmente encontradas numa variedade de materiais, como cimento, cerâmicos, louça, metálicos, em madeira, vidro, acrílico, isopor, pva, entre outros.

Cobogós de cimento, conhecidos como "elementos vazados"
Foto do site www.carrara.ind.br
Cobogós de louça
Foto do site www.lojaskd.com.br
Cobogós de louça
Foto do site www.lojaskd.com.br
Cobogós cerâmicos
Foto do site www.jaenoticia.com.br
Os Cobogós são herança da arquitetura islâmica, inspirados em murais (muxarabis) de madeira trabalhada.

Nossos cobogós foram originalmente construídos em cimento. É uma criação brasileira, patenteada em 1929 por 3 engenheiros atuantes em Pernambuco: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is. As iniciais de seus sobrenomes deram origem ao criativo nome CO BO GÓ.


Também conhecemos os COBOGÓS como “elemento vazado”.

Recentemente, os cobogós voltaram com mais força, sendo sempre apresentados na maior exposição de decoração, arquitetura e ambientação, a Casa Cor.

Foram trazidos como grande tendência, foram reestilizados, sendo fabricados em novos materiais e em formatos mais arrojados e modernos, possibilitando a composição de projetos contemporâneos e também retrôs.

A principal função do cobogó é delimitar espaços, gerar certa privacidade a determinados ambientes, sem comprometer a luminosidade, ventilação e a acústica, sem gerar o bloqueio que uma parede gera.

Quando colocado em ambientes onde a luz natural incide, o efeito causado fica lindo, trazendo sensação de tranquilidade, aconchego e elegância.

Além de tudo isso, o cobogó possui um design muito elegante, e se torna, além de funcional, uma linda peça decorativa.

Os cobogós podem ser utilizados em fachadas, interiores, no lugar do guarda-corpo, dividindo ambientes, bloqueando (parcialmente) a entrada de luz e ventilação.

Delicie-se com alguns exemplos:

Fonte: www.arquiteturaeconstrucao.abril.com.br
Fonte: www.atdigital.com.br
Fonte: www.portobello.com.br
www.lojaskd.com.br
Fonte: douxhouz.blogspot.com
Fonte: Google
Fonte: www.gmaist.com
Fonte: www.gazetadopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário