quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Suculentas e Cactos

Ah, como essas plantinhas me encantam! Acho as suculentas (mais que os cactos) lindas!

Assim como os cactos, suculentas são espécies que possuem aspecto carnoso e espesso, e por isso, seu tecido é capaz de armazenar uma boa quantidade de água, o que reduz a necessidade de regas diárias para regas semanais, variando de espécie a espécie.

Vivem bem, geralmente, em solos secos, arenosos ou rochosos, como em jardins de pedra, podendo ser cultivadas, também em vasos e maciços.

São plantas de folhagem muito decorativa, apesar da maioria ser de pequeno porte. Em conjunto, fazem grandes e lindas decorações. E sozinhas, mantém o poder decorativo.

Os cactos possuem espinhos, o que dá um toque especial nas composições com as suculentas.

Há quem use as suculentas em buquês de noiva!

Veja abaixo algumas espécies, ideias e inspire-se!

As multicores das suculentas
Fonte: arianelimaarquitetura.com.br
Buque de noiva
Fonte: www.casadesobra.com.br
Suculentas em vasos que lembram abacaxi
Fonte: www.gardensofmylife.blogspot.com
Cactos
Fonte: www.claudialemes.com.br
Guirlanda coração de suculentas
Fonte: www.atelierflordapelle.com.br
Reciclando peças com Suculentas
Fonte: decoreetransforme.blogspot.com
Echevérias coloridas
Fonte: www.makeyourinfluencepositive.blogspot.com
Guirlanda de suculentas
Fonte: www.suculentasminhas.blogspot.com
Jade crassula argentea
Fonte: www.jardinaria.com.br
Fonte: www.laleflorals.com
Mini Araucária
Fonte: www.mimoseencantos.com.br
Quadro de suculentas / Jardim vertical
Fonte: www.ocidadaorj.com.br
Fonte: www.suculentas-morarkallas.com.br
Suculentas variadas
Fonte: www.pinterest.com
Coração de suculentas
Fonte: www.suculentasminhas.blogspot.com
Fonte: www.pinterest.com
Fonte: www.pinterest.com/pin/404198135280797538
Fonte: www.pinterest.com/pin/404198135280797538
Fonte: www.pinterest.com/pin/404198135280797538
Fonte: www.pinterest.com/pin/404198135280797538
Fonte: www.pinterest.com/pin/404198135280797538
Fonte: www.pinterest.com/pin/404198135280797538
Em outro post, veremos mais sobre os cuidados e cultivo dessa espécie rústica e cativante.

Até lá!

domingo, 23 de novembro de 2014

O espaço sob a escada

Os espaços são muito preciosos nos dias atuais. Mesmo em casas, onde há um espacinho, procuramos aproveitar, sempre de uma maneira prática e bonita.

Um exemplo disso são as escadas. Já reparou no espaço que sobra em baixo delas?

E você já parou pra pensar no espaço oco que cada degrau dispõe? Seria incrível poder usar até mesmo estes espaços, não é mesmo? E é possível! São usados como gavetas!

É possível utilizar esses espaços ocos de cada degrau, como também utilizar o espaço sob a escada. Há inúmeras possibilidades, que variam de acordo com as necessidades de cada um. Pode ser feito um jardim, uma adega, um mini home office, usar como uma cômoda cheia de gavetas, suporte para bicicletas ou outros objetos que possam ser pendurados, despensa (seja com portas fechadas ou sem portas), usar como parte do cômodo, pondo móveis em baixo (como sofá ou rack, por exemplo), enfim, o que a necessidade e a criatividade mandarem.

Abaixo seguem fotos de aproveitamento destes espaços. É de encantar!


Fonte: www.oglobo.globo.com

Fonte: www.modaaamerica.blogspot.com

Fonte: www.informeinspiredecor.blogspot.com

Fonte: www.duasnamatina.wordpress.com
Fonte: www.studiohomeplanejados.com.br

Fonte: www.studiohomeplanejados.com.br

Fonte: www.studiohomeplanejados.com.br

Fonte: www.studiohomeplanejados.com.br

Fonte: www.studiohomeplanejados.com.br

Fonte: www.studiohomeplanejados.com.br

Fonte: www.studiohomeplanejados.com.br

Fonte: www.studiohomeplanejados.com.br

Hortas e Jardins verticais

Já ouviu falar da "Horta Vertical"? E de "Jardins Verticais"?

A horta é uma solução muito prática e eficaz, especialmente, para quem mora em pequenos apartamentos ou dispõe de pouco espaço para cultivar plantinhas.

Especialmente nos dias de hoje, por conta da falta de água e com o aumento do preço das hortaliças; e também por conta do excesso de agrotóxico nas hortaliças não orgânicas, é muito interessante ter um pequeno cultivo em casa.

As atitudes sustentáveis também são um grande incentivo para esta prática atualmente, num mundo onde impera a poluição e o desmatamento.

Os jardins verticais também são opções muito eficazes: além de enfeitarem casas e cidades com mais verde, criam ambientes mais vistosos, atraentes, ajudam no aumento da umidade relativa do ar, na diminuição da poluição, auxiliam na acústica (no caso das cidades, diminuem o enorme barulho que vem das ruas) e, para os prédios, agem como grandes isolantes térmicos e acústicos, aumento da biodiversidade, filtro de poluentes, uma infinidade de benefícios!

Há, inclusive, uma empresa que foi criada com a finalidade de inserir mais os jardins verticais nas cidades. É o "Movimento 90°". Segundo reportagem do site Super Interessante, "(...)Trata-se de uma iniciativa de paisagistas, arquitetos, administradores, advogados, engenheiros e empresários para a instalação de jardins verticais em grandes fachadas de prédios que não são ocupadas nem por janelas."

Há inspiração em outros países como França, Inglaterra e Espanha que transformaram suas paisagens acinzentadas e poluídas em um lugar muito mais prazeroso de se viver, mais agradável e habitável, como diz o slogan da campanha. Confira mais no link da reportagem (acima).

Abaixo, seguem fotos de jardins e hortas verticais para você se inspirar e até aprender a fazer pequenas hortas verticais sem gastar muito, inclusive, utilizando material reciclado. Confira!


Horta vertical com garrafa pet - COMO FURAR
Fonte: www.sustentabilidadelegal.blogspot.com

Horta Vertical em cano PVC
Fonte: www.atualizei.com
Torre de flores
Fonte: www.pinterest.com,
de Luciane Marchesin

Painel para horta vertical
Fonte: www.olilo.com.br

Painel para horta vertical
Fonte: www.minihortasltdas.blogspot.com
Horta vertical dentro de casa
Fonte: www.hortasparaapartamento.blogspot.com

COMO FAZER horta vertical com garrafa PET
Fonte: www.delicadaecuriosa.com.br

Horta vertical de garrafa PET
Fonte: www.sustentabilidadelegal.blogspot.com

Decorando com ordem

Você já mudou de casa e teve que reorganizar tudo no devido lugar, ou mesmo já resolveu reorganizar um espaço e se viu no meio daquela bagunça?

Fonte: www.baguncaorganizada.art.br
Pois é. Dá aquela sensação de que nunca mais acabará aquele acúmulo de coisas fora do lugar.

Você sabia que a desorganização pode virar uma doença na vida das pessoas? Pessoas que gostam de acumular, que não conseguem gerenciar bem seu tempo e seus pertences são pessoas propícias a desenvolver distúrbios deste tipo.

Como Personal Organizer, já soube de casos de pessoas que contrataram o serviço para organização, mas conseguiram voltar ao nível de desordem e bagunça depois, sendo orientadas a procurar ajuda profissional (terapia, psicólogos...) para serem orientadas a tratadas.

Tem gente que é mais desorganizado por natureza. Tem quem seja mais organizado. Mas uma ajuda nessa hora é sempre bem-vinda, seja pra quem for.

Por isso a importância da organização na decoração.

Um lugar bem decorado, é um lugar bem organizado. Logo, é um lugar planejado, com lugar para atender a toda a demanda que se apresenta.

Um exemplo bacana é a organização de uma despensa. A FACILIDADE que um lugar organizado traz é impressionante e acredite: faz seu tempo render muito mais!

Imagine a sua despensa com uma organização desta:

Fonte: http://br.pinterest.com/pin/502151427175622906/
De Beatriz Diniz
Fonte: www.br.pinterest.com,
de Horacio Mancera
Fonte: www.detalhesdecasamentos.com.br

Uma graça, não é? A organização traz espaço, traz dinamismo, limpeza, tempo extra, eficiência no dia-a-dia, os objetos ficam no lugar certo para armazenamento e fáceis de serem achados e melhor ainda: ocupando o mínimo de espaço.

Um lugar organizado traz satisfação, prazer de se estar.

Fonte: Google - www.listaperfeita.com.br

Olha só esse closet, como era bagunçado e como ficou organizado!

Fonte: Google - www.sp.bomnegocio.com

Decoração e organização andam juntas, de mãos dadas. O resultado final de qualquer decoração precisa ter organização. Então, já sabe: capriche! Organize.

Se não for o mais jeitoso com organização, peça ajuda. Há inúmeros profissionais por aí que podem não só solucionar seus problemas pontuais, mas orientar e ensinar como manter a organização para uma vida mais que bonita, mas também funcional, higiênica e com tempo extra.

Há, também, vários itens específicos para organização que resolvem os problemas! Uma loja bastante conhecida é a "OZ! Organize", com itens separados por ambientes. Vale a pena conferir!

Espero que tenham gostado, e mais do que isso, que ajude na hora de organizar, decorar ou pedir ajuda para ambos.

Até!




sábado, 22 de novembro de 2014

Jardim Tropical

Fonte: www.rioguiaoficial.com.br

Esse tipo de jardim é composto por espécies de regiões tropicais e subtropiocais com cores vivas, formas esculturais e bastante decorativas, porém muito natural.

As espécies desse tipo de jardim dão aquela sensação de que o homem não interferiu muito na paisagem, possui caminhos e contornos naturais, uma assimetria muito encantadora, com um ar bastante descontraído.

O Jardim tropical foi criado pelo famoso paisagista brasileiro Roberto Burle Marx (1909 – 1994) e apresenta cores vibrantes, a presença de pedras, fontes e lagos, mas tudo sempre pendendo pro aspecto mais natural possível.

Essa semelhança com uma composição natural, atrai muitas aves e insetos, promovendo uma maior simbiose (relação natural entre as espécies) entre a fauna e a flora local ou existente, contribuindo com a natureza, no todo.

A iluminação é permitida (e fica lindo, na minha opinião), mas o material dos equipamentos devem ser de aparência rústica e discretos, sempre voltando toda a atenção à natureza (plantas, espécies e composição).

Nos jardins tropicais, é possível encontrar itens como vasos, pergolados, bancos e outros acessórios do paisagismo, desde que os materiais e texturas usados sejam o mais próximo de materiais naturais como bambu, vime, madeira, côco, pedra, cipó, entre outros.


Há algumas espécies que são bastante utilizadas na construção de jardins tropicais. 

Confira algumas espécies, das quais gosto muito, abaixo:

Agave americano
Fonte: Google

Cica revoluta
Fonte: Google

Pata de elefante
Fonte: Google


Trepadeira Bougainville
Fonte: Google
Bromélia Imperial
Fonte: Google

Dracena vermelha
Fonte: Google

Costela-de-Adão
Fonte: Google
Pândano
Fonte: www.jardineiro.net 
Samambaia
Fonte: veja.abril.com.br
Helicônia
Fonte: helicoliaa.webnode.pt
Orquídea
Fonte: flores.culturamix.com